terça-feira, 1 de setembro de 2009

Ética e sociedade



A ética como fundamento
para novas relações




Ir. Maicon Donizete Andrade Silva, FMS

Um dos assuntos mais debatidos pela sociedade contemporânea diz respeito à maneira como estabelecemos nossas relações. Em primeiro lugar podemos destacar o modelo de relação que o ser humano estabelece entre si e depois como esse se relaciona com o meio ambiente.
A ética nos desafia para uma análise de como estamos cultivando tais relações, que, numa compreensão idealista, deveriam ser moldadas principalmente pelo cuidado e pelo respeito para com o outro, mas que na realidade percebemos um crescente individualismo, onde a preocupação centra-se no bem estar pessoal, sem um olhar atento para aqueles que estão ao nosso redor.
Quando falamos de relações interpessoais, necessariamente implica falarmos de ética, pois é ela que vai nos apontar referências sobre como devemos estabelecer um modo de vida pautado pelo cuidado com aqueles à nossa volta. Segundo Leonardo Boff, podemos compreender o termo ética como advindo do grego “ethos”, que significa “morada humana”. A partir disso podemos apontar a ética como sendo a nossa “casa comum”, ou seja, o conjunto de valores e princípios que norteiam as relações que estabelecemos conosco mesmos, com as pessoas e com o meio ambiente.
Vivemos numa sociedade marcada por muitas contradições. Por exemplo, a democracia, que, em princípio, seria um modo de participação consciente do povo nos destinos da nação, é utilizada por muitos políticos e órgãos públicos como meio para seus interesses e sua promoção pessoal. Podemos lembrar também os meios de comunicação em massa que, em determinados casos, preocupam-se somente em noticiar aquilo que lhes trará benefícios; isso quando não forjam ou manipulam informações para atrair a atenção de seus destinatários. Temos a realidade de degradação do planeta, conseqüência da desenfreada exploração dos recursos naturais. Vale lembrar também os casos de corrupção dentro da própria polícia, de que volta e meia temos notícias. Toda essa realidade nos leva a uma pergunta: onde está a ética do ser humano? Como fazer dela fundamento para nosso comportamento e nossas relações? São questões como essas que nos levam a repensar o nosso modo de vida e rever a nossa postura diante da realidade.
A ética vem como um termômetro que nos permite avaliar constantemente nossos comportamentos e, como eixo norteador, nos faz assumir uma nova postura, não mais dirigida por relações individualistas e egocêntricas, mas fundamentadas no cuidado, no respeito para com o planeta e na valorização da dignidade do ser humano.
Se a ética nos permite tomar consciência de que pertencemos a uma “casa comum”, morada na qual a humanidade se molda e se desenvolve, devemos assumir esse espaço como um lugar onde todos sejam respeitados, tenham seus direitos assegurados e assumam seus deveres enquanto cidadãos comprometidos com a construção de um mundo melhor, construído a partir da cultura da ética como base para novas relações.

Um comentário:

  1. Que coisa boa !!!
    Bom saber que ainda existe gente que acredita na ética como o caminho para a reconstrução de um mundo diferente, me alegro em saber que não sonho só...
    Abraços, beijos e preces
    Glaucia Maria

    ResponderExcluir